Linha do tempo - Ana

Nesta linha do tempo, voltamos ao início de tudo: quando a única 'ferramenta' era a mão, a paixão e a curiosidade. Estes desenhos, feitos entre 2013 e 2019, são a nossa primeira autoria.


O Início Inocente 

Os mais antigos e desproporcionais. A paixão inicial, a falta de técnica, a pura vontade de participar. 

Essa Fanart da Dora Aventureira eu fiz em 2013.

E essa Fanart do Caillou eu fiz em 2014


A Força do Material 

Os feitos com lápis, giz e canetinha. O esforço físico, a textura do papel, o cheiro do material, o erro permanente do traço. 

Essa Fanart do Garfield eu fiz em 2015.

E essa Fanart da Lilo eu fiz em 2016, eu adorava o desenho Lilo & Stitch!

 

A Narrativa de Fã 

Os que recriam cenas ou histórias inventadas. A imersão na história, a tentativa de viver o universo do fandom. Esse desenho da Peppa Pig eu fiz em 2017. Na realidade, eu desenhei todo um livro com cenas da vida da Peppa entre 2017 e 2018.

Entre 2017 e 2018 eu também desenhei e recortei várias silhuetas de personagens diversos para contar histórias com teatro de sombras, e um deles foi do Grúfalo. Aqui, o desenho vira objeto. Recortar silhuetas e criar um teatro de sombras é a prova de que o fandom nos leva a experimentar mídias tradicionais. A máquina não pode cortar papel, nem entender a mágica da sombra. É o esforço manual que dá vida à narrativa.

Entre 2018 e 2019 eu também fiz um jogo de tabuleiro com alguns dos desafios dos meus personagens preferidos. Desenhei e criei as regras dos meus próprios jogos com os personagens preferidos. Isso é o fandom no seu ápice: não apenas consumir a arte, mas redefinir as regras. A IA é boa em replicar regras, mas eu inventei o sistema baseado no meu afeto.